Você Sabia?
A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 80% do PIB nacional.
A região de Nazaré Paulista é prioritária para ações de conservação ambiental e de restauração de Mata Atlântica por se localizar na cabeceira da Bacia Hidrográfica do rio Piracicaba e por abrigar o reservatório de água do rio Atibainha que, junto aos reservatórios Cachoeira, Jaguari-Jacareí e Paiva Castro, que compõem o Sistema Cantareira.
A Mata Atlântica já perdeu quase 90% de sua área original e agora precisa ser recuperada, para proteger espécies, serviços ambientais e evitar a falta d’água.
Algumas espécies ameaçadas existentes na região: onça-parda, jaguatirica, gato-maracajá, gato morisco, irara, furão, mão pelada, cachorro do mato, sagui-da-serra-escuro, cuíca, gavião-pega-macaco, rã- das-corredeiras, pavó entre outros.
O tombamento da Pedra Grande foi realizado devido ao movimento popular que persistia que a área fosse protegida, no dia 6 de julho de 1983, e marcou não só a história de Atibaia como foi um marco no processo de preservação ambiental do país.
A Mata Atlântica é um dos biomas que apresenta a fauna mais diversificada do mundo. Ela conta com cerca de 850 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 350 espécies de peixes, 270 espécies de mamíferos e 200 espécies de répteis.
Na Reserva Betary, trecho de 60 hectares da Mata Atlântica localizado na cidade de Iporanga, no estado de São Paulo, é possível ver exemplares de Mycena lucentipes, uma das seis novas espécies de cogumelos bioluminescentes encontradas no bioma.
O Parque Municipal da Grota Funda, situado em Atibaia, foi criado pela Lei Municipal 2.293, de 1988, com a intenção de proteger os exemplares da fauna e garantir sua evolução natural e preservar os mananciais.
O tucano é um dos principais símbolos brasileiros e são facilmente encontrados por quase todo o país - com exceção ao litoral nordestino. No Brasil, existem mais de 20 espécies de tucanos
Hoje as nascentes da Serra do Itapetinga contribuem para o abastecimento das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) do Piracicaba/Capivari/Jundiaí e a UGRHI do Alto Tietê.
As primeiras espécies de orquíde foram encontradas a aproximadamente 3 ou 4 mil anos atrás, no extremo oriente.
A Mata Atlântica abriga 7 das 9 bacias hidrográficas do país. Elas são alimentadas pelos rios Paraná, Tietê, São Francisco, Doce, Paraíba do Sul, Paranapanema e Ribeira de Iguape.
A Serra do Itapetinga estende-se pelos municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Mairiporã e destaca-se na paisagem como um imponente monumento natural de rara beleza cênica.
Só na Mata Atlântica, existem cerca de 1.500 espécies de orquídeas e, destas, 750 ocorrem no estado de São Paulo.
De janeiro a dezembro de 2022, o Sistema de Alertas de Desmatamentos (SAD), apontou a perda de 75.163 hectares de florestas jovens e maduras na Mata Atlântica, registrados em 9.982 alertas ao longo do ano.
Do Sistema Cantareira depende o abastecimento de água de cerca de 14 milhões de pessoas (5 milhões no interior e 9 milhões na Região Metropolitana de São Paulo).
Apenas na Floresta Ombrófila Densa Atlântica já foram registradas 1.185 espécies, sendo que mais de 70 % (619) são encontradas no Estado de São Paulo.
O mico-leão-dourado está sempre em grupos de 5 a 6 indivíduos, chegando a viver por até 15 anos. Eles se alimentam de frutos silvestres, insetos e pequenos vertebrados.
Algumas espécies arbóreas ameaçadas existentes na região: palmito-juçara, jacarandá-paulista, peroba, copaíba, cedro-rosa, canela, canela sassafrás, amarílis branca e vermelha.
As abelhas prestam um serviço fundamental para a humanidade e a biodiversidade, pois são responsáveis pela polinização de aproximadamente 73% das plantas no mundo.
Um dos elementos de maior beleza no beija-flor são suas cores cintilantes. Ao contrário do que muitos imaginam, essas cores não vêm da pigmentação das penas. Na verdade, elas são resultado de um fenômeno conhecido como iridescência. Além disso, suas asas são muito velozes, conseguem bater mais de 80 vezes por segundo.