top of page
Conheça o Sistema Cantareira importante para o abastecimento de água e lar de diversas espécies
A Área de Proteção Ambiental Sistema Cantareira, APA, criada em 1998, visa proteger os mananciais hídricos e abrange os municípios de Nazaré Paulista, Atibaia, Mairiporã, Piracaia, Vargem, Joanópolis e Bragança Paulista. Além dos mananciais hídricos de abastecimento público, a APA também inclui na sua proteção a Cachoeira dos Pretos de Joanópolis, a Pedra Grande e a Pedra Bela, ambas localizadas na cidade de Atibaia. A delimitação da APA se sobrepõe às APAs Piracicaba/Juqueri-Mirim - Área II e Represa Bairro da Usina.
O Sistema Cantareira é considerado o maior da Região Metropolitana de São Paulo. A água é levada para grandes centros urbanos e o título se deve a grande capacidade da estação de tratamento que é de cerca de 33 mil litros de água por segundo, que são destinados a 6,5 milhões de pessoas. Os municípios que usufruem diretamente desse recurso são as Zonas Norte, Central e partes das Zonas Leste e Oeste da capital de São Paulo, os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.
No Sistema Cantareira existe seis reservatórios que são interligados por um sistema composto por um canal, 48 km de túneis e uma estação de bombeamento de alta tecnologia forma um mecanismo complexo para ultrapassar a barreira física da Serra da Cantareira e levar a água até seu destino.
A água das chuvas é a principal fonte para manter o funcionamento dos sistemas, então todo o equilíbrio ambiental é necessário para manter o ciclo completo. Existe uma média mensal mensurada por especialistas de chuva para manter o abastecimento. Mas, nos últimos tempos a região bragantina, por exemplo, passou por secas severas em que o racionamento da água foi acionado e a preocupação com reservatórios importantes foi em alerta máximo.
A represa do Atibainha, uma das maiores e mais importantes da região fica localizada em Nazaré Paulista e possui uma área de 25 quilômetros quadrados, área de cerca de 1.500 hectares, com uma barragem de quase 30 metros e capacidade de armazenamento de 290 milhões de m³ de água. Inundada por águas que escoam de nascentes da Serra da Mantiqueira e represas vizinhas, possibilita um cenário farto de peixes.
A represa de Nazaré Paulista é responsável também por mais da metade da água potável que a cidade de São Paulo consome. O município é rico em mata nativa e abrange grande quantidade de espécies de animais, alguns ameaçados de extinção, e exuberantes árvores e plantas.
Além dos peixes encontrados no reservatório, muitos animais usam da represa como fonte para obtenção de água. Nesse sentido, diversas organizações visam proteger a região para continuar mantendo a segurança hídrica e a preservação de espécies tão importantes da Mata Atlântica. Por isso, temas como desmatamento, queimadas, crescimento populacional, poluição dos rios e solo, entre outros, são de extrema relevância para discussão, pois milhões de pessoas e milhares de seres vivos dependem desse cuidado ambiental.
bottom of page